BLOG RUMO

Fique por dentro das novidades e curiosidades que rodam pelo mundo.

FILTRAR POR
28.SET.2018 A Oktoberfest no Brasil

oktoberfest

Outubro chegando e com ele a mundialmente famosa Oktoberfest, e nem precisa mais ir até a Alemanha para curtir as tradições do país e beber muito Chopp. A festa vem ganhando cada vez mais força, aqui no Brasil, principalmente no Sul, onde existe a forte presença de imigrantes e descendentes de Alemães.


A ORIGEM DA FESTA

A festa alemã surgiu em 1810, na cidade de Munique, para comemorar, com uma corrida de cavalos, o casamento entre o príncipe Ludwig I, da Baviera com a Princesa Therese da Saxônia. O sucesso foi tanto que passou a ser celebrada anualmente, sempre no mês de outubro.
A festa foi ganhando maiores proporções a cada ano, principalmente a partir de 1940 com a chegada do trem à cidade. Mas o curioso é que a cerveja começou a aparecer somente a partir de 1918, já que antes disso a bebida era proibida.
Atualmente a festa original de Munique, reúne em torno de 10 milhões de pessoas a cada ano, sendo consumido nada menos que sete milhões de litros de cerveja.


OKTOBERFEST NO BRASIL

Aqui, a festa tem o intuito de reviver as tradições germânicas, homenageando às origens de boa parte da população do sul, onde existem as principais concentrações de imigrantes alemães. Embora a festa de Blumenau seja a maior e mais famosa, hoje em dia. A primeira Oktoberfest do Brasil, aconteceu em Itapiranga, cidade do extremo oeste catarinense em 1978.


BLUMENAU - SC

Como não podia ser diferente, a cidade mais alemã do Brasil é palco da maior Oktoberfest do país. A primeira edição em 1984, após uma forte enchente, com objetivo de recuperar a economia e motivar os habitantes locais. E já na primeira edição, reuniu cerca de 100 mil pessoas em 10 dias de festa. Atualmente, cerca de 500 mil pessoas passam pelo evento todos os anos. Além de apreciar diversas opções de cervejas, é possível se deliciar com a gastronomia típica e passear pela charmosa cidade, admirando a arquitetura alemã.

Mais informações: http://oktoberfestblumenau.com.br/


SANTA CRUZ DO SUL - RS

É a segunda maior do Brasil e teve início em 1984, assim como a de Blumenau, chegando à sua 34ª edição. A festa que substituiu a antiga Festa Nacional do Fumo (FENAF) e além de comemorar as tradições alemãs busca fomentar a economia local, promovendo junto ao evento uma feira que reúne, comerciantes, agricultores e indústrias da região.

Mais informações: http://oktoberfestsantacruz.com.br/


IGREJINHA – RS

A terceira Oktoberfest mais conhecida do Brasil acontece desde 1988 e reúne esforços, não apenas do governo, mas da própria comunidade local que se move para o crescimento da festa e o consequente desenvolvimento da região. O Mais legal deste evento é o luro da festa é destinado à entidades filantrópicas, distribuindo em torno de 1 milhão de reais todos os anos, sendo considerada a maior festa comunitária do Brasil.

Mais informações: http://oktoberfest.org.br/


Fonte: TERRA | https://goo.gl/HVZEcD

COMPARTILHE
COMENTÁRIOS

Rua Marcílio Dias, 684 | Rio Branco | CEP: 93310-066 | Novo Hamburgo | RS | Brasil

Telefone: + 55 (51) 3593-7833 | Fax: +55 (51) 3593-7281

kildare@kildare.com.br

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES

OK

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES

OK

Rua Marcílio Dias, 684 | Rio Branco | CEP: 93310-066 | Novo Hamburgo | RS | Brasil

Telefone: + 55 (51) 3593-7833 | Fax: +55 (51) 3593-7281

kildare@kildare.com.br

© Copyright 2018 - Kildare - Todos os direitos reservados.